O futuro ambiental sob a óptica da Engenharia Mecânica
Por: Koga Engenharia - 22 de Outubro de 2024
Meio ambiente, definido pelo conjunto de fatores biológicos, físicos e químicos que cercam os seres vivos, influenciando-os e sendo influenciados pelos mesmos. Local propício para abrigar e reger a vida em todas as suas formas, todavia muitas vezes menosprezado pelos seus próprios inquilinos.
A relação entre o homem e a natureza é algo inseparável, sempre dependemos dela para nossa sobrevivência, realidade esta que nunca se alterou e nem se alterará. No entanto, conforme o aumento da socialização do ser humano e o desenvolvimento gerado pelas trocas culturais, aprendemos a utilizar a natureza ao nosso favor, com isso aumentamos significativamente nossa qualidade de vida.
Longo tempo se passou e esta relação permaneceu saudável, até que no século XVIII, através dos avanços iluministas e o avanço da engenharia evoluímos de forma exponencial, melhorando nosso padrão de vida e chegando a lugares inimagináveis em pouco tempo. Contudo, com um grande preço ambiental a se pagar, a exploração dos recursos naturais aumentou proporcionalmente à maneira que evoluímos, tornando-se insustentável ambientalmente, fatos evidenciados através das três grandes revoluções industriais que tivemos até hoje.
Por outro lado, Atualmente, estamos vivenciando o início da quarta revolução industrial, a qual está ligada diretamente a todas as engenharias, entretanto, está diretamente correlacionada a engenharia mecânica através dos avanços da indústria 4.0. Esta nova revolução se difere das antecessoras, principalmente por colocar em seus
princípios a proteção ao meio ambiente, assim se preocupando com o extrativismo ambiental exacerbado, em decorrência dos altos desperdícios gerados na cadeia produtiva, além do alto consumismo por parte da população.
Os principais fatores que permitem essas mudanças são dois conceitos denominados Lean Manufacturing e Six Sigma. O primeiro surgiu através da Toyota e age na eliminação de desperdícios em toda cadeia produtiva, da concepção do produto até sua chegada no consumidor. Já o segundo, concebido pela Motorola, atua especificamente na parte da produção, pois utiliza técnicas para diminuir a variabilidade dos processos e, portanto, entregar produtos de melhor qualidade e sem possíveis defeitos.
Desta maneira, podemos evidenciar que a Engenharia Mecânica está muito interligada as causas ambientais e agiu como uma faca de dois gumes. No passado feriu o meio ambiente de forma irrefreável como nunca vimos antes, mas hodiernamente e no futuro, tende a trabalhar de forma consciente e saudável. Logo, podendo-se definir atualmente a engenharia como a forma de corrigir os erros do passado, pensando no futuro. Afinal, se não garantirmos no presente, como teremos um futuro?